sexta-feira, 15 de maio de 2009

Para todo erro há perdão.

Sim quanto mais à gente vive mais a gente aprende, isso é tão simples e tão lógico. E se tem uma coisa que eu realmente aprendi foi a não julgar ninguém. E porque aprendi isso? Certamente porque julguei bastante e “quebrei a cara”. Você julga, julga, julga e uma hora também faz tudo àquilo que você julgou. Enquanto perde teu tempo julgando, analisando, armando contra quem errou esta esquecendo a tua vida.
Todo ser humano tem muita coisa para aprender e melhorar e tem muito erro. Por isso Jesus já dizia: "Quem nunca pecou que atire a primeira pedra". Porque ele sabe que nós seres humanos somos altamente passíveis ao erro. Nós gostamos do erro, porque errar é bem mais fácil do que acertar. Geralmente errar é bastante conveniente, assim como julgar o próximo é bem mais fácil do que por a mão na própria consciência e fazer um julgamento de si mesmo. Ver quem você realmente é, e principalmente se pode ficar cuidando da vida do outro dessa maneira.
Talvez se o ser humano fizesse isso não estaria tão preocupado em sair atingindo o próximo. Infelizmente a gente só se toca disso depois que erra e olha pra trás e se vê num “capítulo” anterior da tua vida julgando outro alguém por ter feito justamente aquilo que você acabou de fazer.

Lembrando que na passagem em que Jesus disse essa frase, é uma mulher que havia sido flagrada traindo o marido, e que por lei ela deveria ser apedrejada. Porém ninguém teve a coragem de jogar a primeira pedra. E mesmo depois de tanto tempo nós seres humanos temos o incrível defeito de não aprender isso. Sempre estamos julgando alguém, seja lá o que esse alguém fez, sempre estamos tentando listar o defeito do outro, o pecado do outro, como se tivéssemos algum gostinho nisso. Fazemos isso como se fossemos perfeitos e talvez seja justamente por isso que fazemos pela vontade de parecer perfeitos. Mas como já dizia a frase “ninguém é perfeito” e se você é: Parabéns! Você é ninguém.
É mais ou menos isso, como se ver o outro numa pior fosse algo interessante. Sim, nós somos perversos assim mesmo e muitas vezes nós estamos tão carregados de ódio e rancor que é melhor fazer isso do que aprender a perdoar algo que nem do seu perdão precisa.

Eu queria poder mudar o mundo, poder mudar as pessoas, mas ainda tenho muita coisa pra aprender e mudar dentro de mim. Mesmo assim eu queria sim, que as pessoas sentissem prazer em sua própria vida, mas as pessoas estão carregadas de sentimentos ruins, o ódio é um e ele nos cega. Ele cega tanto, mas tanto que a gente sequer consegue enxergar que ta agindo em função dele. E na maioria das vezes a gente atinge uma pessoa que num tem nem culpa do que te aconteceu.

Por muito tempo durante a noite eu chorei pelo que me aconteceu num passado bem distante...
Talvez se tudo tivesse sido diferente eu não teria conhecido a raiva, o rancor, o ódio. Sim, eu já senti esses sentimentos e eles me fizeram muito mal, no início eu os enxergava dentro de mim eu sentia que estavam lá e isso foi fazendo parte de mim, até eu não mais sentir. Mas coisas assim não vão embora tão fácil e se você não prestar bem atenção ou tomar muito cuidado eles podem ficar aí por muito mais tempo do que se imagina. Então é a partir desse momento que você começa a fazer coisas ruins, comete bastante erros, muda e passa a pensar que não precisa ser justo só porque foram injustos com você. Até que depois de muito vacilar percebe que aqueles sentimentos não tinham ido embora e é nesse dia que você vai decidir ou não ser assim por mais tempo.

Pra nossa felicidade pra todo erro há perdão, mas não o perdão do próximo, o próximo ele realmente não vai parar de te julgar. É perdão de Deus e basta você pedir e procurar não errar mais. Prova disso é que Ele ainda disse para a mulher: “Vá e não peques mais”. Lembrando também que é importante aprender a perdoar a si mesmo. Eu me arrependi com muitos dos meus erros cometidos, mas voltar atrás não dá. E digo mais se eu pudesse voltar atrás na minha vida eu não voltaria para mudar esses meus erros eu voltaria pra minha infância isso sim, mas não dá, essa é a realidade.
A vida passa, o tempo passa e você vive muitas experiências e cada vez que se olha para trás consegue ver que cada situação muito difícil tinha um aprendizado bem necessário escondido nela pra você ser o que é hoje.
E hoje? Hoje eu gosto do que sou e dos meus conceitos.
Eu aprendi a me amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário