sábado, 16 de maio de 2009

Saudade

A melhor definição de saudade que já li encontrei recentemente.
Vários anos sentindo essa coisinha que realmente aperta dentro da gente e nunca soube realmente como defini-la.
Hoje vou usar em meu blog as palavras de outra pessoa.
E vou usar porque no meu voto de definição de saudade, essa foi a melhor de todas.
E olhe que várias pessoas tentam definir esse sentimento, essa sensação a todo instante no mundo inteiro.
E também já li várias das definições de minha querida irmã poeta, mas irmã desculpe-me tuas definições perderam pra esta.

Saudade não tem cor, forma, gosto, cheiro ou o quê for.
Sei apenas que existe quando se agiganta por mais que tente diminuí-la.
Sei que chega a queimar por vezes de tão intensa.
Ainda assim, não fosse por ela talvez não tivéssemos consciência do tamanho da importância que algumas pessoas têm para nós.
Porque quando amamos alguém, a saudade já chega por antecipação, sorrateira, silenciosa, disfarçada de algo que não conseguimos decifrar, definir ou compreender.
É aquele aperto que nos seca a garganta, lacrimeja os olhos e nos faz lembrar a angústia da distância, seja de que natureza for.
E ficamos meio sem saber o que fazer, relegados à impotência de apenas senti-la, da forma mais viva que nos é permitido e imposto.
Ainda assim, aprendi que saudade não mata.
É um só quase.
A gente pensa que vai morrer, mas sobrevive - sempre.
Isso porque ela traz escondidinha nela uma outra coisa que chamamos de esperança;
E a esperança nada mais é que a vertente de algo muito maior, intenso, poderoso, e sublime.
Algo que aprendemos a entender como “AMOR”.
Leonardo Britto - 03/05/09

Eu tenho saudades de várias pessoas e momentos.
E realmente por mais que a gente tente diminuí-la ela tem força própria e às vezes parece que só cresce mais e mais.
Mas sim, é ela que me faz lembrar que estou viva.
Ela que me lembra quem são as pessoas que eu amo de verdade.
E por mais que, por causa dela, às vezes eu sinta um dor imensa.
Não nego sua presença e não peço que não venha.
Jamais faria isso...
Por alguns momentos vividos eu sentiria essa saudade mil vezes mais.
E principalmente pela parte da minha família que mora longe de mim.

Para toda saudade que me aperta com força vou passar a vê-la como esperança.
Era isso, que eu não conseguia definir
Essa isso, esse sentimento escondido na saudade...
Eu sempre soube que tinha algo mais.
:]

2 comentários:

  1. Saudade é sentimento de quem ama e sente! De quem tem coração, memórias, lembranças. É um troço estranho, doloroso ou bacana de sentir.
    A saudade mais bizarra é aquela do que não tivemos, não vivemos, de quem não conhecemos...

    :*

    ResponderExcluir
  2. Ana, uma amiga por casualidade estava viajando pela internet e viu esse post da saudade.
    Ele é meu!
    Onde vc achou ele, meu bem? Estava no meu perfil antigo do Orkut, que o google por alguma razão deletou.
    Aqui sou eu no face, add se quiser:
    http://www.facebook.com/profile.php?id=890985122
    Beijos,
    Leonardo

    ResponderExcluir